5 erros que te impedem de evoluir no surf

Surfar é uma arte, e cada vez mais pessoas tentam dominar este esporte. Sejam pessoas tentando ingressar no surf ou surfistas já avançados é um esporte de constante evolução, e uma vez apaixonado, você vai querer evoluir cada vez mais. 

Dominar o surf não é uma tarefa fácil. Se equilibrar em uma prancha de surf em ondas que nunca serão umas iguais às outras pode ser mais difícil do que parece. 

A notícia boa é que é um esporte viciante e se você souber curtir todos os processos de aprendizado, se conectando com a natureza, será uma das melhores experiências da sua vida. 

Pensando nisso, levantamos 5 erros que te impedem de evoluir no surf. 

  • Evolução no surf - Evite pular etapas

É muito importante o surfista ter a consciência do processo em que ele está passando para evoluir. Se está aprendendo a ficar em pé na prancha não adianta querer ir para o fundo em ondas cavadas. Isso irá atrasar o processo e causará frustração. 

Outro exemplo: um surfista na fase intermediária, que está começando a se familiarizar com as paredes das ondas, querer mandar uma manobra radical antes mesmo de entender o flow da onda, onde manobrar, quando acelerar, quando desacelerar... 

Se você se afobar para acelerar o processo, irá pular etapas e acabará demorando mais ainda para evoluir.

Nossa dica: Tenha ciência do momento em que está e aproveite todas as fases da evolução do surf.

E como saber que estou pronto para ir para as próximas etapas? Sendo instruído.

  • Evolução no surf - Falta de instrução

Ter instrução de alguém que conhece o esporte é fundamental. A visão de quem está do lado de fora é de enorme importância no surf, pois só ela irá conseguir ver onde o surfista está errando.

Os erros mais comuns são:

  • Posição correta do pé na prancha de surf

  • Remada correta para o drop

O apoio de uma pessoa do lado de fora do mar ajuda muito na evolução do surf, pois ela irá instruir corretamente o surfista e evitará que ele pule as etapas do aprendizado. 

Até os atletas profissionais têm técnicos que observam o surfista do lado de fora, filmam sua performance para que depois seja analisado em conjunto buscando a evolução.

  • Evolução no surf - Não ter constância na prática do surf

O surf é um esporte diferente da maioria por depender da força da natureza para ser praticado e apresentar condições diferentes a cada dia. Então, o surfista, além de saber surfar, deve saber se adaptar para cada condição de mar.  A onda nunca será a mesma e o mar sempre estará em constante movimento, o que torna o esporte ainda mais difícil. 

A falta de constância fará com que o surfista nunca se acostume com as diferentes condições, fazendo com que fique frustrado pela falta de evolução. 

Fora isso, o surf é um exercício que ativa musculaturas e percepções únicas, como timing de onda e etc... Então, quanto mais estiver na água praticando mais rápido irá evoluir. 

  • Evolução do surf - Não observar

Para se adaptar às diferentes condições de mar é necessário observação. 

Exemplos do surfista deve observar e saber para surfar bem:

  • Correntes marinhas

  • Ventos Costeiros

  • Diferentes fundos do mar,

  • Entender a leitura das ondas (onde ela vai quebrar, qual é o melhor lugar para o take-off e etc)

Essas são questões muito importantes que somente serão adquiridas com instrução e observação de dentro e fora da água. 

Além disso, falando da performance na onda, o surf pode ser considerado uma arte, por isso, não existem questões metódicas de como fazer isso ou como fazer aquilo. Cada um se expressa da maneira que se sente à vontade em cima da prancha de surf. 

É claro que existem técnicas para manobras específicas, mas cada um surfa da sua maneira e escolhe como irá conectar uma manobra a outra, do que fará em certa seção da onda etc. 

A onda é uma pista livre e o surfista se exibe da maneira que ele gosta de se expressar, por isso observar é muito importante, seja pela televisão ou pessoalmente. 

Nossa dica: Criar uma referência e um estilo de surfar na sua cabeça dita a sua identidade nas ondas. Não se faz arte sem referência, não é como a bicicleta, por exemplo, que você precisa pedalar e trabalhar sua força e cadência para chegar ao seu destino, no surf é necessário ter sua identidade e criatividade para cortar as ondas.

  • Evolução no surf - Escolher a prancha errada

O equipamento correto é essencial para evolução no surf.  Existem diversos modelos de pranchas de surf e cada uma se encaixa para cada nível de surfista e cada condição do mar. 

A maioria das pessoas que tentam iniciar no surf e se frustram são por causa da escolha errada da prancha de surf. A prancha para iniciante, por exemplo, precisa ter uma boa remada e boa sustentabilidade para que a pessoa consiga ficar de pé com mais facilidade. 

Pensando em surfistas mais avançados, também não adianta querer surfar um mar de ondas fracas com uma pranchinha com pouca litragem para ondas mais cavadas. 

Ambos os surfistas vão acabar se frustrando. Lembra das etapas que falamos acima?! O surfista iniciante precisa de um tipo de prancha para cada etapa de evolução, então são diversas variáveis que faz com que o surfista tenha mais de uma prancha para se divertir em qualquer condição e com qualquer nível de surf. 

  • Surfs’Up Club - Quiver completo a sua disposição

O Surf’s Up Club é a alternativa perfeita para quem não quer ter problemas com pranchas de surf. O clube supre diversas dores do surfista para que ele não se frustre durante sua jornada e se divirta cada vez mais com o esporte. 

Presente em 26 locais, com 450 pranchas disponíveis, Surf’s Up Club oferece aos seus surfistas acessibilidade, variedade e qualidade.

O surfista tem a opção de testar diversas possibilidades, ter à sua disposição pranchas de surf para diferentes condições de mar e que acompanhem a sua evolução no esporte. 

Conheça como funciona a assinatura de prancha de surf no link abaixo;

Previous
Previous

O que a mulher representa no surf?

Next
Next

Já deixou de surfar por não conseguir levar sua prancha de surf para a praia?