Quer aprender a surfar? Conheça os tipos de pranchas de surf.

O surfe é para todos! Pouco importa sua habilidade, tipo físico ou idade. O mais importante é conhecer seus limites e ter à disposição equipamentos que concordem com o seu momento no esporte.

 Fatores externos como as condições do mar, tipo de onda, direção e potência do swell, combinados a fatores internos, como frequência da prática esportiva, estatura, peso e capacidade física, influenciam diretamente na escolha do equipamento ideal para você.

Tipos de pranchas de surf

As pranchas de surf podem ser divididas em 3 estilos básicos: 

  • shortboard, 

  • funboard e 

  • longboard. 

Cada estilo apresenta variações e subdivisões, mas compreender as diferenças fundamentais entre eles, nos permite tomar decisões mais assertivas no momento de escolher o equipamento certo e evoluir mais rapidamente no esporte.

Tipo de prancha para surfista iniciante - Shortboards

 São pranchas menores e mais ariscas, geralmente entre 5 a 7 pés.

Costumam dispor de bordas mais paralelas e curvatura de fundo mais acentuada, para encaixar na parede da onda e aproveitar toda sua potência, oferecendo maior controle ao esportista. Desempenham melhor em ondas mais cavadas, intensas e velozes, exigindo maior agilidade e experiência do surfista, permitindo manobras mais agressivas em partes críticas da onda.

Tipo de prancha para surfista iniciante - Funboards 

De proporções maiores, geralmente entre 6 a 8 pés, apresentam bordas mais grossas, largura avantajada e fundo mais plano. Proporcionam maior estabilidade e projeção em ondas cheias, porém, respostas mais lentas ao mudar de curso e manobras de menor expressão. São indicadas para surfistas iniciantes e facilitam o surf em condições de ondas volumosas e de pouca pressão.

Tipo de prancha para surfista iniciante - Longboards 

São pranchas ainda maiores e mais largas que as funboards, geralmente de tamanho acima dos 9 pés, e fundo ainda mais plano. Enquanto os modelos progressivos facilitam a execução de manobras, os modelos clássicos proporcionam um surf de linha, caminhadas até o bico e “hang tens”, por exemplo. 

Com certeza os longboards são as pranchas de maior projeção de remada, porém, devido a seu elevado peso, vão dificultar a chegada ao outside em dias de ondas potentes.

Perceba como além do tamanho da prancha, características como largura, espessura, volume e curvatura do fundo podem influenciar positivamente ou negativamente seu desempenho. 

Test drive de prancha de surf 

E que tudo isso, associado aos fatores internos e externos mencionados no início do texto tornam o esporte mais complexo do que já aparenta ser. Muito bem, o surf não é uma ciência exata e pode ser complicado encontrar a prancha ideal para o seu momento. 

É por esse e outros motivos que o Surf’s Up Club oferece pranchas de todos os modelos e tamanhos e conta com profissionais capacitados para indicarem o equipamento ideal a clientes de todos os níveis.

E aí, já tem ideia de qual modelo vai te acompanhar na próxima queda? 

Acesse surfsupclub.com e confira todas as opções disponíveis!

Previous
Previous

Quanto custa o aluguel de uma prancha de surf?

Next
Next

Qual a melhor prancha para quem quer aprender a surfar?