Ciclone traz condições épicas para o surfe na costa Brasileira.

A prática do surfe está intimamente ligada às forças da natureza, e um fenômeno que pode despertar a atenção dos surfistas é a passagem de ciclones pelo litoral. Como vimos nesta semana, tivemos a influência de um ciclone que se formou próximo à costa brasileira, trazendo estragos em algumas cidades litorâneas com ventos de até 100km/h, mas para os surfistas esse fenômeno não é visto sempre com maus olhos. Você sabe como os ciclones influenciam a formação das ondas e como isso afeta a experiência dos surfistas em busca das melhores ondas?

Paúba super tubos

Já ouviu falar sobre o Paúba Super Tubos? Um dos campeonatos mais esperados no Litoral Norte de São Paulo teve alerta verde por conta do Swell trazido pelo Ciclone. A competição conta com presença dos melhores tuberiders do Brasil nas desafiadoras ondas de Paúba, uma das ondas mais pesadas e tubulares do Brasil. As baterias vão para água no Sábado (15/07) com previsão de ondas grandes e vento terral.

Por que os ciclones afetam os surfistas na busca das melhores ondas?

Os ciclones são grandes sistemas de baixa pressão que se formam sobre os oceanos tropicais e subtropicais. Esses gigantes meteorológicos são compostos por ventos ciclônicos intensos e são capazes de gerar ondas excepcionalmente grandes e poderosas. Para os surfistas, a aproximação de um ciclone pode ser emocionante, pois a combinação de ventos fortes e a interação com a topografia submarina resultam em ondulações de qualidade.

A formação das ondas é influenciada por diversos fatores, e a pressão atmosférica desempenha um papel crucial nesse processo. Durante a passagem de um ciclone, a pressão atmosférica na superfície do oceano diminui, criando uma diferença de pressão entre o ar e a água. Essa diferença provoca o deslocamento vertical da água, gerando ondas. Quanto maior a diferença de pressão, mais intensas podem ser as ondas formadas.

Além da pressão atmosférica, os ciclones também influenciam as ondas por meio de seus ventos associados. Os ventos fortes gerados por um ciclone sopram sobre a superfície do oceano, transferindo sua energia para a água e criando o que é conhecido como "swell".

Ventos que também influenciam nas ondas dependendo de sua direção. E neste final de semana promete ser um fator que jogará a favor dos surfistas.

Previsão das ondas

O ciclone trouxe ondas que ultrapassam os 2m com grande força e direção de swell de Sul, o que muda um pouco para o Sábado. Já com influência de Sudeste, no segundo dia de Swell as ondas diminuem e ficam na casa do 1,5m, prometendo altas ondas até o domingo. O vento sopra com direção de Norte pela manhã e vira para leste durante o dia, podendo soprar um pouco de sudeste em algumas praias.

Ou seja, é hora de se preparar para aquele final de semana de surfe irado. Final de semana que conta com diversas atrações relacionadas ao surfe, além do Paúba Super Tubos, no Domingo acontece um Surf Session na Praia do tombo, Guarujá, por Surf’s Up Club e Georgia Surf Village.

Surf Sessions

Em comeração de um ano de Georgia Surf Village, com apoio do Surf’s Up Club, iremos trazer um dia de muita vibe e muito surfe.

Começando pela manhã na Praia do Tombo, a partir das 11h irá rolar o famoso Test Ride Surf’s Up, uma oportunidade de experimentar e surfar com qualquer prancha do clube durante este Swell.

Depois de um dia de altas ondas, no final de tarde, as 16h, irá rolar um show do Benziê com a melhor energia do casal Edu e Vic e banda, para curtir e relaxar de cabeça feita no fim de tarde do domingão.

Saiba mais clicando aqui.

 

Bom, não tem desculpas para ficar em casa este final de semana, então já entra no site do Surf’s Up Club, escolha sua prancha, faça sua reserva e garante o foguete para surfar muito neste Swell.

Previous
Previous

Praia de pipa: paraíso nordestino para os surfistas.

Next
Next

Surf’s Up Club no Vivo Rio Pro | WSL